PARELHEIROS
Região habitada por 200 mil pessoas que vivem em condições próximas à linha da miséria, dado apoiado pelo ínfimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por vezes comparado ao do Vale do Ribeira, região muito pobre do interior do estado de São Paulo.
FÓRUM
No Fórum, Segurança e educação foram temas abordados em conjunto. A discussão era em torno da venda de drogas nas escolas, o que tira as crianças da rede de ensino para levá-las à criminalidade, e o papel da Ronda Escolar da polícia militar nesse processo. Foi posto que a Ronda Escolar apenas comparecia às escolas para assinar um papel que, provavelmente, controla a visita dos profissionais da segurança estatal às escolas. Destacaram, também, que tais visitas eram, normalmente, feitas em horários em que os alunos encontravam-se em aula, e as ocorrências (vendas de drogas, brigas, etc) aconteciam ao final da aula. Rossini, disse que houve esse mesmo problema no Jardim Ângela, onde trabalhou recentemente. No bairro, eles resolveram esse problema com a união das diretoras das escolas com os PM’s. Um morador se levantou e disse que muitas diretoras tinham medo dos traficantes e, por isso, não atuavam em meio a esse impasse. Foi sugerida a promoção de um evento para melhorar a relação entre diretores e PM’s, uma vez que foi reconhecida a incapacidade logística e humana de se atender todas as 107 escolas da região na hora de saída das aulas. As diretoras poderiam, quando souberem de algum ato estranho, ligar para o celular do policial ( agora seu "amigo") para resolverem o ocorrido.
SEGURANÇA
Durante o trajeto, foi possivel encontrar o 130º DP. Segurança um tema muito importante nos dias atuais, foi discutido no fórum de parelheiros e hoje, pode-se afirmar que a violência na região reduziu consideravelmente em relação ao passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário